(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Por que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia?

Por que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia?

O apelido Ilha da Magia é perfeito para Florianópolis. As praias incríveis e a natureza da ilha realmente dão a impressão de estar num paraíso, diferente de qualquer capital do Brasil. Mas o significado do nome vai além da beleza natural.

O folclore local é muito rico e as histórias da Ilha dão um toque de fascínio aos lugares tão frequentados por turistas.

Quer saber porque Floripa é conhecida como a Ilha da Magia? Vem conhecer os mistérios da Ilha com a gente!

Conto de pescador


Quando os colonos portugueses chegaram à Ilha, perceberam que alguns aspectos causavam medo na população e começaram a fazer uso de superstições para se protegerem.

Muitas lendas surgiram em locais onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como o Ribeirão da Ilha, a Lagoa da Conceição, o Centro Histórico e Santo Antônio de Lisboa. Esses lugares ainda são ricos em cultura e que abrigam a maioria dos nativos, descendentes e antigos moradores.

Os pescadores saíam de madrugada para pescar e viam “coisas” que não sabiam explicar. Tudo acontecia em alto mar e nos lugares escuros. Ao voltar para casa, eles contavam para suas famílias, e o medo aumentava e as lendas se espalhavam entre os moradores.

Franklin Cascaes


Muitos contos sobre a Ilha da Magia foram escritos pelo pesquisador Franklin Cascaes. Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina, destacando aspectos culturais e superstições.

Estima-se que ele tenha coletado cerca de cinco mil peças e letras sobre o tema, relatando manifestações fantásticas e lendas que ouviu durante sua vida em conversas com pescadores e moradores ilhéus. Seu principal acervo encontra-se sob a guarda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Bruxas da Ilha


As bruxas são as figuras principais das lendas contadas pelos nativos. Conta-se que elas assustavam os pescadores, roubavam seus barcos e brincavam com as suas tarrafas. Uma de suas diversões favoritas era dar nós nas crinas dos cavalos.

Há uma crença de que quem muda pra Floripa deve pedir licença às bruxas, para assim ser bem sucedido e viver bem na ilha.

Embora elas sejam conhecidas por habitarem toda a cidade, Itaguaçu é o local mais conectado à elas. Foi lá que as bruxas resolveram fazer uma grande festa, mas não convidaram o diabo. Como punição, ele as transformou em pedras, que hoje são consideradas uma atração turística.

Hippies e cultura alternativa


No início da década de 70, a cidade cresceu com pessoas dispostas a morar perto da praia e ter uma vida tranquila, e chegaram também os primeiros hippies, os surfistas e os amantes da natureza.

Até então, a cidade era isenta de manifestações desse gênero, e muitos espaços foram transformados abruptamente na década de 70, sob a influência de fortes acontecimentos políticos irrompidos no país.

Um desses espaços, sem dúvida, foi a Praça XV de Novembro, no Centro da cidade.  Era notável a presença de artesãos hippies que lá passaram a vender seus trabalhos, sugerindo uma expressão do movimento alternativo e de psicodelia.

Surfistas aficionados em deslizar em novas ondas chegaram de diversas partes do país. A dificuldade em adquirir novos equipamentos fez fomentar o intercâmbio entre os surfistas, principalmente vindos do Rio de Janeiro, que deslocavam-se de suas cidades e nunca mais voltavam, o que aumentou a curiosidade das pessoas e o mito sobre a Ilha da Magia.

Florianópolis está crescendo, e o cenário da cidade tem se modificando devido ao novo ritmo na urbanização.

Pessoas estão chegando de todos os lugares e a cidade começa a ter outros donos que encontraram na cidade o lugar ideal para ter qualidade de vida, alguns para realizar seu sonho de comprar um pedaço de chão e outros que são atraídos pelo seu encantamento.

Se você não é de Floripa, não perca a oportunidade de conhecer esta cidade maravilhosa. Linda por natureza, e não menos importante, cheia de histórias para serem contadas.

E se você já pensou em morar na Ilha da Magia, a Unil Imóveis tem as melhores opções de imóveis. Faça uma pesquisa agora mesmo em nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *