(48) 3901-2000/48 991468770
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

Florianópolis ou Balneário Camboriú: Qual a melhor cidade para morar?

Florianópolis ou Balneário Camboriú: Qual a melhor cidade para morar?


Viver no litoral, ter um imóvel para ter contato com a praia e a natureza, mas, ao mesmo tempo, viver numa cidade urbana, com infraestrutura e cercada de modernidade é um sonho de quase 9 em cada 10 pessoas, não é mesmo?





Você pode sonhar em morar numa Ilha e ir pra lá descansar com sua família, praticar o esporte que gosta, aproveitar as praias para surfar, pescar e velejar, pois a Ilha de Florianópolis contém bons ventos.





Talvez o que te encante sejam os arranha-céus, que se estendem em toda a orla da Praia de Balneário Camboriú. Dentre os dez prédios mais altos do Brasil, a maioria se encontra no Balneário.





Ambas as cidades apresentam um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do Brasil, baixos índices de criminalidade e com os metros quadrados mais valorizados do país.





Ficou na dúvida em qual cidade escolher para morar?





Separamos algumas informações importantes sobre ambas as cidades. Saiba qual é o melhor lugar para se morar no litoral de Santa Catarina: Florianópolis ou Balneário Camboriú.





Infraestrutura





Conhecido como a Dubai brasileira, Balneário Camboriú tem recebido forte investimento do setor da construção civil, engenharia estrutural e concreteiras. A cidade tem se apresentado como local fértil para negócios e investimentos estratégicos, com grande foco nesses setores. Se você trabalha com construção, talvez seja interessante investir na área, que não para de crescer.





Camboriú tem os prédios mais altos do Brasil. Mas enquanto os prédios crescem para cima, a sombra dos prédios avança pela praia e invade o mar em até 220 metros.





Em janeiro de 2018, o Fantástico fez uma reportagem sobre a sombra projetada pelos grandes edifícios na praia, praticamente bloqueando o sol para banhistas no início da tarde.





A matéria do Fantástico também menciona o vento canalizado pelos prédios na calçada, efeito semelhante ao que acontece em cidades com “paredes de concreto” como Nova York: os prédios foram construídos próximos da linha do mar e, tão altos a ponto de impedir a insolação e a circulação do vento, tornam o interior do balneário uma fornalha.





Se você é do tipo que não gosta de prédios altos, sombra na areia e sentir-se um picolé derretido na rua, talvez seja melhor repensar ao escolher o Camboriú.





Problemas relacionados ao abastecimento de água também são apontados com frequência. Em dezembro de 2018, foi decretado sinal de alerta na cidade, pois os armazenamentos chegaram a ter de 1 a 3% da sua capacidade de abastecimento.





A situação da falta de água do Rio Camboriú vem se tornando cada vez mais recorrente. Medidas de economia de água foram feitas e, embora importantes, são paliativas.





Custo de Vida





Segundo o site www.custodevida.com.br, o município de Balneário Camboriú, com pouco mais de 100 mil habitantes é o mais caro para se viver em Santa Catarina, e o oitavo do Brasil. Balneário passou recentemente a ter alguns dos imóveis mais caros do país, atraindo celebridades como Neymar e Luan Santana.





Por exemplo, quem vive em Balneário gasta 10% mais do que quem mora em Florianópolis. A cidade também é 4% mais cara do que Blumenau e 9% mais dispendiosa do que Joinville, no interior do estado.





No geral, o que pesa nas contas é a moradia. Chega a ser 18% mais cara do que na capital catarinense e 28% acima da média de preços de Joinville.





Tratando-se de melhor lugar para viver, Florianópolis aparece na primeira posição entre as cidades catarinenses com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), com um índice de 0,847.





Uma das três capitais insulares do Brasil, Florianópolis é mundialmente conhecida pelas belas praias, que atraem turistas do mundo todo. Na economia, a capital catarinense se destaca no comércio e serviços, em boa parte impulsionados pelo turismo, produção de mariscos e atuação de empresas de tecnologia. A cidade também abriga a sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).





Por ser uma cidade muito empreendedora e aberta, Florianópolis também é uma cidade com mais opções para quem deseja trabalhar ou ter um negócio próprio, como apontam pesquisas recentes. A capital catarinense só fica atrás de São Paulo no ranking nacional.





Considerações Finais





Florianópolis é uma cidade em crescimento. O Índice de Desenvolvimento Humano da cidade é a maior do Brasil. Muitos podem pensar que isso afeta negativamente a qualidade da cidade - e afeta sim, mas parece que Floripa possui alguns escudos.





A educação em Florianópolis é de admirável reconhecimento. As universidades públicas têm reconhecimento em mérito no MEC, e a educação fundamental também não passa batido.





A violência está presente em qualquer capital, mas Florianópolis se destaca por ter um dos menores índices de homicídios do Brasil. Sem contar nas oportunidades de emprego, Floripa possui um dos menores índices de desemprego do país.





Quer viver bem, mais tranquilo e com qualidade? Vem pra Floripa.





E se você já decidiu em morar na capital catarinense, a Unil Imóveis tem as melhores opções de imóveis. Faça uma pesquisa agora mesmo em nosso site.


Um comentário em “Florianópolis ou Balneário Camboriú: Qual a melhor cidade para morar?

  1. Aparecida G Vieira disse:

    Gosto de lugares com temperatura mais a meno, vou passar uns dias em Floripa em setembro, sou de Uberlândia MG aposentei antecipada e penso em viver em ST Catarina .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *