(48) 3901-2000
vendas@unilimoveis.com.br CRECI 1162J

5 Curiosidade que você não sabe sobre Florianópolis

5 Curiosidade que você não sabe sobre Florianópolis

A capital de Santa Catarina é linda, sofisticada e única, atrai turistas brasileiros e estrangeiros vindos de várias partes do mundo para contemplar a exuberância das suas 100 praias, e dos históricos e monumentais pontos turísticos que fazem parte da sua beleza.

Além de muitas outras atrações, Florianópolis encanta com suas peculiaridades ímpares, dignas de uma Ilha cheia de histórias.

Veja a seguir, cinco curiosidades que você não imaginava sobre a cidade.

1 - Nativos da Ilha




Os primeiros habitantes de Florianópolis que se conhece são os sambaquis, que viveram na Ilha há cerca de 5.000 a.C.

Na época da colonização europeia, os moradores da ilha eram os índios Carijós. Conta-se que esses índios praticavam canibalismo e ameaçavam os portugueses que desembarcavam nos navios.

No século 18, a imigração dos portugueses açorianos tomaram conta da Ilha, espantaram os índios e começaram a construir a cidade.

2 - Baleias na Costa




Os primeiros baleeiros chegaram por volta de 1785 na Praia do Matadeiro. O lugar era usado para o abate de baleias, que eram capturadas na Praia da Armação. Atualmente, a pesca das baleias é proibida.

No Mirante do Morro das Pedras e arredores, ainda é possível observar as baleias francas que continuam visitando a Praia todos os anos, entre julho e novembro, para amamentar os filhotes ou simplesmente espirrar jatos d’água. É um verdadeiro espetáculo.

3 - Unidades de Conservação




Para preservar a natureza no meio do caos urbano, Florianópolis tem nove unidades de conservação, das quais cinco estão adequadas à lei federal.

A conservação da natureza assegura água potável, a continuidade de espécies da fauna e flora, mantém o equilíbrio do clima e o desenvolvimento econômico por meio do ecoturismo.

Um exemplo é o Parque Municipal da Galheta, também conhecida como espaço naturalista para praticar nudismo. Dentro do Parque, há uma trilha que leva até o alto da montanha com uma vista deslumbrante.

4 - Ilha da Magia




A capital de Santa Catarina reúne mistérios milenares, com as artes rupestres, passando pelos remanescentes indígenas, os contos de bruxas e magias deixadas pelo escritor Franklin Cascaes até chegar nas lendas contadas pelos antigos moradores da região.

Numa dessas histórias conta-se que durante a inquisição europeia, enquanto muitas pessoas eram lançadas na fogueira, em Portugal não havia esse costume pois o número de mulheres era menor em relação aos homens. Ao invés de matá-las, os portugueses traziam-nas presas para Florianópolis.

Ainda hoje, as ruínas da prisão dessas bruxas está nos arredores da Praia dos Ingleses e na gruta da Feiticeira.  

5 - Qualidade de vida




Florianópolis aparece com frequência em listas que apontam as melhores cidades do nosso país para se viver.

As boas colocações tem como base principalmente três fatores: educação, saúde e segurança.

Quem vem de fora pode sentir dificuldades em escolher um bairro ou região para morar por aqui.

Para ajudar, a Unil Imóveis oferece empreendimentos nos bairros que se destacam justamente pela qualidade de vida mais elevada.

Você pode conhecer esses imóveis no site da Unil Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *